
O Americano enfrenta uma semana decisiva dentro e fora de campo. Além dos confrontos pela Copa Rio e pela Série A2, que são importantíssimos para a temporada do clube, na próxima quinta-feira (3), o Alvinegro terá um julgamento às 14h no Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Estado do Rio de Janeiro, que pode resultar na perda de 4 pontos na segunda divisão do Estadual.

O clube campista foi denunciado pela Cabofriense por uma suposta escalação irregular no jogo contra o Bangu. Na ocasião, o Americano empatou por 1 a 1 fora de casa. A punição prevista, caso a irregularidade seja confirmada, é de 3 pontos, mais os pontos obtidos no jogo — nesse caso, o Alvinegro pode perder 4 pontos.
Entenda o caso
A reportagem do Manchete RJ apurou que a possível escalação irregular envolveu o goleiro Carlos Vinicius Pinto, que ficou no banco de reservas contra o Bangu, no dia 14 de junho. O atleta teria sido inscrito após o prazo regulamentar e, desde esse jogo, não foi mais relacionado na Série A2.

De acordo com o regulamento da competição, o prazo final para a inscrição de atletas termina no penúltimo dia útil que antecede a 6ª rodada da Taça Santos Dumont, que, neste caso, foi o dia 6 de junho.

Ocorre que, no próprio site da Federação, consta na lista de atletas inscritos que a inscrição de Carlos Vinicius foi feita no dia 12 de junho, ou seja, após o prazo previsto. A Cabofriense entende internamente que isso configura uma irregularidade.

Por outro lado, no Boletim Informativo de Registro de Atletas (BIRA), consta que o jogador foi registrado no dia 6 de junho, o que, em tese, o tornaria apto a atuar na competição.

O jornalismo do Manchete RJ entrou em contato com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) para esclarecer o imbróglio, mas ainda não obteve retorno.
O que diz o Americano?
O clube foi procurado por meio de seus diretores, mas a reportagem do Manchete RJ foi informada de que, por ora, não haverá um posicionamento oficial do Americano.
Como fica o cenário com uma possível punição?
Caso perca os 4 pontos, o Americano, que atualmente tem 13, cairia para 9 e sairia da 3ª colocação para a penúltima. Resumidamente, a depender do julgamento, o clube pode deixar a briga pelo acesso e passar a lutar contra o rebaixamento, restando apenas duas rodadas para o fim da competição.