
Alexandre Bueno Camargo, investigado por crimes como lavagem de dinheiro, ocultação de bens e corrupção, é o proprietário da empresa AB Comunicação Digital LTDA — contratada pelo deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) para prestar serviços de publicidade. O vínculo chama atenção não só pelo histórico do empresário, mas também pela velocidade com que a empresa passou a receber recursos públicos: criada há apenas um ano, a AB Comunicação começou a atender Jordy menos de cinco meses após sua formalização e já recebeu cerca de R$ 77 mil da cota parlamentar do deputado.
O processo contra Camargo tramita no Tribunal Regional Federal da 4ª Região e envolve crimes cometidos contra a administração pública do Rio Grande do Sul. A empresa, apesar de sediada em um endereço fiscal dentro de um coworking em Brasília, tornou-se beneficiária direta de verba pública, mesmo com o histórico controverso de seu dono.
Além da atual investigação, Alexandre Bueno já havia sido preso em flagrante pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul em 2018, quando era secretário adjunto da Secretaria de Planejamento de Bagé. Na ocasião, foi detido por tráfico de entorpecentes e porte de grande quantia em dinheiro sem origem comprovada. A operação culminou no afastamento de dois secretários municipais por suspeita de fraude.