
Quatro pessoas foram presas e mais de 120 aparelhos telefônicos foram apreendidos durante uma operação dos agentes da 134ª DP do Centro de Campos, nesta terça-feira (18). A ação teve o objetivo de desarticular uma quadrilha especializada em receptar celulares roubados. Quer saber se você é uma das vítimas? O Manchete RJ apurou o passo a passo para recuperar o item roubado ou furtado.
Entre todos os objetos apreendidos na operação desta terça-feira, estão celulares, máquinas de cartão, um simulacro de pistola, entre outros aparelhos eletrônicos. Neste momento, os agentes iniciam uma investigação para saber quais materiais foram provenientes de roubo.
Todos os objetos que forem identificados como roubados, serão resguardados, e os agentes da delegacia entrarão em contato apenas com as vítimas que fizeram registro do referido roubo ou furto. Caso alguém ainda não tenha feito o registro de um possível roubo e queira fazê-lo na tentativa de ter o aparelho recuperado, basta realizar um boletim de ocorrência, que pode ser feito na unidade policial ou de forma online.
Dessa forma, o celular ou qualquer item roubado será devolvido ao proprietário que tiver registrado a ocorrência.
Operação “Quebrando a Banca”
Segundo informações da Polícia Civil, a quadrilha funcionava da seguinte forma: após o roubo e furto de telefones celulares, as vítimas tinham suas contas bancárias invadidas, e diversas transferências eram realizadas para contas bancárias dos criminosos.
O grupo aprendeu a aplicar golpes durante um “curso” realizado na Barreira do Vasco, no Rio de Janeiro, conforme apurou a reportagem do Manchete RJ. Além disso, a investigação diz que três presos na ação desta terça-feira trabalham em bancas de celulares do Shopping Popular Michel Haddad – popularmente conhecido como “Camelô” – um dos endereços alvo de busca e apreensão. O outro preso atuava no crime recebendo o dinheiro desviado na conta dele.