
Durante o evento, foram realizados 120 atendimentos, como testes de glicemia, aferição de pressão arterial e orientações sobre cuidados preventivos. Um dos destaques foi o simulador que, com uso de óculos virtual, reproduz as condições de condução sob efeito de sono e álcool, demonstrando na prática como o reflexo é comprometido nessas situações.
O superintendente do Heliporto Farol de São Tomé, Rosimar Tavares, destacou a importância da parceria para o bem-estar dos usuários. “Nosso compromisso vai além da operação segura dos voos. Queremos cuidar das pessoas, oferecer um ambiente de conscientização e saúde. Ter o SEST SENAT aqui reforça o compromisso do Heliporto Farol de São Tomé com a responsabilidade social e a segurança, criando oportunidades de aprendizado e cuidado que impactam não só o ambiente offshore, mas toda a comunidade envolvida”, afirmou.
Márcio Henrique, instrutor de trânsito do SEST SENAT, ressaltou o engajamento do público. “Estamos no mês dos motoristas e viemos conscientizar sobre a prevenção de acidentes. O pessoal pôde entender melhor como funciona o nosso cérebro por meio do simulador. É fundamental que o motorista esteja descansado e que não faça uso de álcool ou drogas ao volante. Entre uma jornada e outra, o período de oito horas deve ser reservado ao descanso”, explicou.
Entre os usuários que participaram da ação, a auxiliar administrativa Laíza Soares elogiou a iniciativa. “Foi muito interessante o simulador, porque não temos noção do espaço e da direção alterados. Dentro do espaço designado, acabei batendo no cone e parando em outra pista. Isso mostra como, em poucos minutos, a vida pode ser perdida por causa do sono ou do álcool”, comentou.
Já o condutor socorrista Adão dos Santos destacou que a experiência acendeu um alerta importante: “Precisamos obedecer as regras de trânsito. Todo motorista deve estar descansado, alimentado e jamais beber”.