
O pastor evangélico Elizeu Souza, de 64 anos, morreu com suspeita de dengue grave, no último sábado (16), ao dar entrada no Hospital São José, na Baixada Campista. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Campos alegou que amostras para exames laboratoriais serão encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (LACEN/RJ), que confirmará o motivo da morte. Todavia, a pasta informou que ainda não há óbito por dengue confirmado na cidade.
“É importante esclarecer que o Setor de Vigilância Epidemiológica necessita de um prazo variável de tempo para o encerramento de casos de doenças infecciosas. As variáveis que influenciam nesses casos são realização de exames laboratoriais, alguns extremamente complexos que demandam um tempo maior, tempo para investigação epidemiológica do paciente e possíveis contatos, e, por fim, o contato direto com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) que também colabora com as investigações. Por esses motivos, a resposta muitas vezes não é imediata ou os dados são em tempo real”, esclareceu a Secretaria.
Elizeu era dirigente da Assembleia de Deus – Ministério de Madureira. Uma nota de pesar foi publicada nas redes sociais da igreja:
“A igreja Assembleia de Deus – Ministério de Madureira, com pesar, comunica o falecimento do querido Pastor Elizeu Souza. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”.
Na última atualização divulgada nesta segunda-feira (18), pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Campos, foram contabilizados 4441 casos de dengue, entre confirmação laboratorial e clínico epidemiológico.