
Os prefeitos de Macaé, Welberth Rezende (Cidadania), e de Nova Friburgo, Johnny Maycon (PL), estão entre as doze autoridades brasileiras que retornaram ao país nesta quarta-feira (18), após enfrentarem momentos de tensão em Israel, devido ao conflito com o Irã. A comitiva, deixou a cidade de Espargos, em Cabo Verde, por volta das 6h30 da manhã e tem previsão de desembarque em Natal (RN) por volta das 9h.
Welberth e Johnny estavam em missão oficial para participar de eventos voltados à gestão pública e à inovação em segurança, quando precisaram se abrigar em bunkers, na madrugada da última sexta-feira (13), após uma escalada de ataques entre Israel e Irã. A situação forçou o grupo a deixar o território israelense por via terrestre, cruzando a fronteira com a Jordânia na segunda-feira (16), já que o espaço aéreo havia sido fechado por segurança.
A rota de retorno dos prefeitos envolveu múltiplas escalas: após deixarem a Jordânia, a comitiva embarcou em um voo que partiu da Arábia Saudita, fez uma parada para abastecimento em Mallorca, na Espanha, e depois seguiu até Cabo Verde, antes da etapa final com destino ao Brasil.
Apesar do alerta emitido pelo Ministério das Relações Exteriores, que desaconselhava viagens à região devido ao risco de conflitos armados, os gestores decidiram manter a agenda no Oriente Médio. O Itamaraty divulgou nota na última segunda-feira (16) reiterando a recomendação de evitar deslocamentos a áreas instáveis.
O grupo também inclui o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), e o secretário municipal de Segurança da capital mineira, Márcio Lobato. Após o desembarque em Natal, Damião seguirá para Belo Horizonte, onde deve conceder entrevista coletiva ainda nesta quarta-feira.