
O presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (União), publicou em suas redes sociais neste domingo (12), imagens de um encontro com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), realizado em Angra dos Reis, durante o fim de semana. Entre os temas da conversa, esteve a possível candidatura do deputado estadual para o governo do estado em 2026.
Neste momento, o grupo político do governador Cláudio Castro (PL) ainda não tem como definido um provável sucessor para os próximos quatro anos. Bacellar, por sua vez, vive recebendo indiretas do próprio chefe do Executivo estadual durante as agendas de governo. O presidente da Alerj também já chegou a receber sondagens de Jair Bolsonaro sobre uma eventual disposição a concorrer ao cargo, mesmo sendo de um outro partido, que é aliado ao do ex-presidente.
Segundo informações publicadas pelo site Doc Press, Bacellar disse durante o encontro com Bolsonaro que o estado “precisa de estabilidade” em 2025 antes da definição de uma candidatura.
Vale ressaltar que o deputado estadual já chegou a manifestar publicamente o desejo de se candidatar a uma cadeira no Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ), que terá uma vaga aberta no segundo semestre deste ano. No entanto, com o “batido o martelo” ainda a ser feito, as portas seguem abertas enquanto nenhuma das possibilidades é descartada.
No início de fevereiro, ocorrem as eleições da Alerj e o atual presidente é favorito para a reeleição. O diálogo e o bom relacionamento com outros parlamentares, independentemente do grupo político, é notável.
Já com relação ao governo do estado, além de Bacellar, existem outros cotados, como o vice-governador Thiago Pampolha e o atual secretário de Estado de Transportes, Washington Reis (ambos do MDB). Cláudio Castro deve deixar o Palácio Guanabara para se candidatar ao Senado.