
O plenário da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou a convocação do secretário estadual de Transportes, Washington Reis (MDB), e o presidente do Detro, Leonardo Matias, para prestarem esclarecimentos à Comissão de Transportes e à CPI da Transparência.
O presidente Rodrigo Bacellar informou que não iria deliberar sozinho aos requerimentos dos deputados Professor Josemar (PSOL) e Alan Lopes (PL), que solicitaram as convocações, submetendo ao plenário.
O deputado Professor Josemar foi ainda contundente: “Não adianta intimidar, não tenho medo de jagunço e descendentes de Tenório Cavalcanti”, gritou Josemar, referindo-se a Tenório, também conhecido como “homem da capa preta” por atuar como justiceiro em Duque de Caxias no século passado, município que a família Reis administra há anos.
O líder do PL, Filippe Poubel, já adiantou a estratégia, no caso das ausências do secretário estadual de Transportes e do presidente do Detro. “Quem não deve, não teme. Se não vir, a gente aprova a condução coercitiva”, anunciou Poubel.
E com 59 votos favoráveis e 1 contra, o plenário aprovou não somente as convocações do secretário estadual de Transportes e do presidente do Detro, como também o funcionamento da CPI da Transparência no mês de julho.